Avatar Logged Out
Close
Ana_rosa

Perto de casa existe um instituto que ajuda muita gente...

"A Associação "Barão de Souza Queiroz de Proteção à Infância e à Juventude", fundada para manter o Instituto D. Ana Rosa, surgiu em 1874, como "Sociedade Protectora da Infância Desvalida - Instituto D. Ana Rosa".

Foi a primeira iniciativa particular de assistência e formação profissional do Brasil. Surgiu numa época em que a assistência se restringiu ao alívio dos males, a educação se estabelecia e a atuação do Poder Público era pouco expressiva.

O Sr. Francisco Antonio de Souza Queiroz - Barão de Souza Queiroz, fundou esta Instituição com a finalidade de proteger e dar uma formação profissional ao menor carente. Ele era abolicionista, um homem moderno, à frente de seu tempo.

"As atividades se iniciaram em sua chácara, abrigando no início 62 alunos. Geralmente eram órfãos de pai, com 12 anos completos.

Hoje, o Instituto é administrado pela quinta geração dos descendentes do Barão de Souza Queiroz."

fonte: http://www.anarosa.org.br/

 

Esta instituição atende jovens a partir de três meses a 17 anos em situação de vulnerabilidade social. Os menores são matriculados na creche, as crianças e adolescentes estudam em diversos cursos. 

"Seu quadro de associados tem aproximadamente 650 membros com direito a voto, sendo, em expressiva maioria, membros da família." Este trabalho tem sido mantido de geração em geração pela família Souza Queiróz e com ajuda de doações e convênio com a prefeitura, atendem as crianças da região. Não consegui falar com um representante, mas colhi relatos e conheço o trabalho desenvolvido.

 

Eles aceitam doação de objetos e roupas que são vendindos para pessoas mais pobres a preços bons e o dinheiro reverte para a escola. 

Já conheci o espaço é tenho vários alunos que estudam lá há 5, 10 e até 15 anos!

Conhceça mais este trabalho: http://www.anarosa.org.br/

Fonte foto: http://www.anarosa.org.br/

0 Comments